Artistas Fundadores
Milene Perez
Milene Perez é formada em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes e no Teatro Escola Brincante.
Trabalhou como atriz sob direção de Luiz Damasceno, Calixto de Inhamuns, Roberto Lage, Vladimir Capella, Wanderley Martins, Júlio Medaglia, Osvaldo Gabriele, Stéphane Dosse entre outros. Atuou nos espetáculos: O Palhaço Nú; Quernica; Panos e Lendas; Como a Lua; Três Atos de Marguerite Duras; O Coronel dos Coronéis; Zabumba; SAMAÚMA – A Árvore Mãe entre outros. Dirigiu e atuou nos espetáculos: Água Doce; Contos Peregrinos; Pé de Vento; Folias do Brasil; Quixote Caboclo entre outros.
Fundou a Cia da Tribo em 1996 na qual desempenha diversas funções artísticas. Como artista educadora ministra aulas de teatro desde 2008 na EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística, tendo sido coordenadora da área de teatro em 2014 e 2015. Participou dos projetos: “CEU -EMIA” como coordenadora da equipe de arte educadores do CEU São Rafael, “Programa Fábricas de Cultura” como figurinista, “Circo Escola Grajaú” como professora de teatro, Projeto Ademar Guerra – Secretaria de Estado da Cultura – Dep. de Formação Cultural como orientadora técnica e artística.
Recebeu os Prêmios: APCA Melhor Atriz Teatro Infantil, PRÊMIO MINC TROFÉU MAMBEMBE Melhor Atriz Teatro Infantil e PRÊMIO COCA-COLA FEMSA NO TEATRO – Melhor Figurino.
Publicações: “Entrelaçando os Fios” edição CORPOCASA nº1/2014, “O Artista Professor: o universo do artista professor no multiverso chamado EMIA” texto publicado no livro EMIA, escola de artes, casa de crianças: uma experiência de 35 anos – 1ª edição 2016 – Água; Da janela eu vejo mais além/É-difícil passarinho; A casa memória – Anuário EMIA 2020 – Em busca de um estado -semente – Publicação da Divisão de Formação Artística e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura.
Wanderley Piras
Ator, bonequeiro, diretor e arte-educador, especializado em cultura popular e manipulação de bonecos e objetos. Iniciou seus estudos artísticos por meio de oficinas de teatro, confecção/manipulação de bonecos, dança clássica e contemporânea, mímica, circo, artes marciais e canto. Por sete anos foi ator no grupo Movimento Ar, coordenado por Vladimir Capella; no grupo XPTO permaneceu por 15 anos como ator/criador e assistente geral. Fundador e diretor artístico da Cia da Tribo, também trabalha com o grupo Pia Fraus como ator e diretor, desde 2002.
Recebeu os Prêmios: PRÊMIO MINC TROFÉU MAMBEMBE Melhor Ator Teatro Infantil, APETESP Melhor Ator Teatro Infantil e PRÊMIO COCA-COLA FEMSA NO TEATRO Melhor Diretor Teatro Infantil.
Como artista educador ministra aulas de teatro na EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística. Participou dos Projetos: “Programa Fábricas de Cultura”, onde dirigiu cem jovens em espetáculos de rua realizados nas periferias de São Paulo; “Circo Escola Grajaú” como professor de teatro, Projeto Ademar Guerra – Secretaria de Estado da Cultura – Dep. de Formação Cultural como orientador técnico e artístico.
Principais trabalhos: SAMAÚMA – A Árvore Mãe; Água Doce, Zabumba e Quixote Caboclo com a Cia da Tribo; Darwin Brasil, Intolerância, Filhotes da Amazônia com o grupo Buzum; Kachtanka; Transgressões e Círculo da Baleias com a Pia Fraus; Onde está a Dança com o Ballet da Cidade de São Paulo; Stapafurdyo – Circo Roda Brasil com os grupos Pia Fraus e Parlapatões; Estação Cubo; Aquelarre 2000 La Luna; O Pequeno Mago com o grupo XPTO, entre outros.